Assinatura RSS

O que você precisa saber pra começar a praticar Arco e Flecha

Publicado em

Agora você já viu quais os tipos de arco existentes e decidiu pelo seu arco, leu mitos falsos sobre o arqueirismo no Brasil e viu que o esporte é mais acessível do que parecia. Então como começar? Pra isso você precisa saber algumas coisas antes de comprar seu arco e suas flechas.

1. Qual o peso do arco?

O peso do arco refere-se não à quantos quilos o arco pesa, mas sim à força necessária para puxar a corda do arco. Normalmente ele é dado em libras. Para um iniciante, o recomendável é algo entre 25 e 35 libras (equivalentes a 11 e 15 quilos). Pode parecer pouco, mas eu recomendo fortemente que se inicie com um arco nessa faixa. O motivo é que desse modo você não irá se preocupar tanto com a puxada, podendo focar mais na postura e na mira. Acredite, puxar um arco de 50 libras é muito mais difícil do que parece, especialmente quando você não sabe ainda quais músculos usar.

Para saber exatamente o peso que você aguenta, uma dica é encher um balde com água. Um litro equivale a um quilo. Levante o balde e veja se consegue fazê-lo sem esforço excessivo.

Outra dica é que se você comprar um arco take-down, desmontável, você pode trocar as lâminas (ou limbs) por outras de peso maior no futuro. Apenas verifique se o arco suportará lâminas mais pesadas (o Velox Senior, por exemplo, tem limite de 30 libras).

2. Qual o tamanho da minha puxada?

A sua puxada é a distância que você consegue puxar a corda do arco. Ela é medida em polegadas. Em um arco recurvo, por exemplo, se o peso do arco é de 35 libras quando puxado a 28 polegadas, ao puxar com 25 polegadas ele terá apenas peso de 30 libras, aproximadamente.

Para medir sua puxada, você pode medir sua envergadura. Basta abrir os braços e medir a distância entre a ponta dos dedos da mão esquerda até a direita. Aí divida o valor por 2.5 e você tem a distância da sua puxada. O mais comum são os arcos terem uma puxada entre 28 e 30 polegadas (71 a 76 centímetros).

Para calcular a puxada, meça sua envergadura e divida o valor por 2,5.

(DICA – pra converter facilmente centímetros para polegadas, libras para quilos, etc., basta digitar no Google: 28 polegadas em centímetros, 30 libras em quilos, etc.)

Não é recomendável puxar acima do limite recomendado do arco, mas puxar abaixo não danifica o arco – apenas fará sua flecha ser disparada com menos força.

3. Saber qual o olho dominante (esquerdo ou direito?)

Todos temos um olho dominante, assim como temos uma mão dominante. O problema é que nem sempre o olho direito é o dominante para destros e vice-versa. Para saber qual o olho dominante, efetue o seguinte procedimento.

  1. Olhe para um objeto à uns 5 ou 10 metros de distância.
  2. Estenda as mãos para frente, juntando-as e deixando uma abertura entre os polegares e indicadores
  3. Com os dois olhos focados no objeto, comece a aproximar lentamente sua mão para seus olhos, sem perder de vista o objeto
  4. Você irá notar que sua mão irá começar a se aproximar de apenas um olho. Esse olho é o seu olho dominante.

Fechando as mãos para determinar o olho dominante

Quando você mira em um objeto com os olhos abertos, pode notar que se fechar o olho dominante, o objeto irá “sair da mira”, sendo preciso reajustar sua visada. Isso é porque sua mira estará de acordo com o olho dominante, todas as vezes.

4. Sou destro mas tenho olho dominante esquerdo. Compro arco para destros ou canhotos?

Essa é uma questão difícil. O recomendado nesse caso é comprar um arco para canhotos, ou seja, comprar aquele que se adequa ao seu olho, não à sua mão. Dessa maneira você poderá mirar com os dois olhos abertos, o que é mais vantajoso, pois te dará um campo de visão maior.

Um arco para canhotos é chamado de LH (left handed) e para destros é chamado de RH (right handed)

No entanto, isso não é uma regra. Você pode treinar para mudar seu olho dominante, ou então simplesmente fechar o olho dominante e mirar com o outro olho. É uma questão de prática e de gosto.

Eu mesmo sou destro mas meu olho dominante é o esquerdo, e meu arco é um arco para destros. O correto é você testar um arco com as duas mãos pra ver qual se adequa mais à você.

Outra opção é comprar um arco que pode ser usado tanto por destros como por canhotos, como por exemplo arcos que não possuem janela e a flecha é apoiada na mão (como arcos longbows tradicionais ou arcos mongóis) ou arcos com janela nos dois lados, como o Falco Twin (veja na foto como há 2 janelas, uma em cada lado do arco)

O Falco Twin, com duas janelas para posicionar a flecha, tanto para destros quanto para canhotos.

5. Quais flechas comprar?

Flechas são complexas e exigem um post inteiro dedicado a medir o peso, spine e material adequado ao seu arco. Porém vamos dar uma resumida.

Existem flechas de basicamente 3 materiais – madeira, alumínio e fibra de carbono. Atualmente as fibras de carbono são as mais recomendáveis, tanto pela durabilidade quanto pela leveza. Mas são também as mais caras. As de alumínio são bem duráveis, tem uma pequena tendência a entortar se você acertar várias vezes uma árvore ou parede. As de madeira são as mais frágeis e também possuem pequenas diferenças entre cada flecha. Uma flecha de fibra de carbono de uma marca e modelo X sempre terão as mesmas propriedades, mas isso não é possível com flechas de madeira.

No entanto as de madeira são mais baratas, você mesmo pode fazê-las. E são mais tradicionais.

Flechas de madeira, carbono e alumínio, de cima para baixo.

Mais importante que o material da flecha, é determinar qual o “spine” da flecha é adequado para seu arco. O spine determina a rigidez da flecha – um spine alto significa que a flecha é mais “mole”, e um spine mais baixo significa que ela é mais “dura”. Esse é um aspecto mais complicado que exige um post inteiro sobre o assunto. Porém para um arco recurvo ou longbow (não composto) de 25 a 30 libras pode ser usado com uma flecha com spine de cerca de .900 a .700 e com peso de cerca de 18 a 20 gramas. Para um arco de 35 a 45 libras, uma flecha com spine de .600 a .500 com peso de 20 a 24 gramas é suficiente.

Irei fazer um post completo ensinando a escolher as flechas corretas, mas saiba que isso também não é um impedimento – eu possuo umas flechas artesanais de bambu com pesos diferentes e spines diferentes, e é possível se divertir normalmente com elas. Não deixe que esses detalhes impeçam você de comprar algumas flechas para começar a praticar. (a não ser que use um arco composto ou de peso muito alto, aí é importante ter a flecha correta ou ela pode se partir ao ser disparada!)

6. Protetor de braço, de peitoral, fletching jig, miras, estabilizadores…o que preciso comprar além do arco para começar?

O arqueirismo, como todo esporte, possui um sem número de acessórios. Mas para começar, você não precisa gastar muito além do que já gastou no arco e nas flechas. A propósito, apenas 3 flechas já dão para o começo!

É recomendável comprar um protetor de braço e de mão. Os modelos mais simples custam cerca de R$30 em lojas como a Decathlon ou na Velox. O protetor de braço irá impedir que você ganhe alguns roxos nos braços quando a corda bater com força nele – e isso irá acontecer várias vezes no começo. Não deixe de comprar e usar!

Protetor de Braço simples

O protetor de mão simples é apenas uma dedeira, pra evitar a fadiga nos dedos de tanto puxar a corda. Lembre-se que você está puxando cerca de 15 quilos ou mais com apenas 3 dedos, diversas vezes. Sem o protetor, você terá calos dolorosos no final do dia.

Dedeira simples

Existem protetores de braço mais elaborados, mas o funcionamento é basicamente o mesmo. Eu recomendaria apenas uma luva ao invés de uma dedeira, pois é mais confortável de se usar. A luva custa cerca de R$49 na RD Arqueria.

Luva da Bearpaw.

Outro objeto indispensável é o bowstringer, ou encordoador. Ele é uma peça usada para colocar a corda em arcos recurvos e longbows de maneira segura e que não danifica as lâminas do arco. Custa baratinho e vai fazer seu arco durar por anos sem empenar.

Bowstringer, ou encordoador. Indispensável para colocar a corda no seu longbow ou recurvo.

Uma aljava é recomendável, mas não absolutamente necessária. Eu ainda não tenho, pois encomendei de fora e ela não chegou. Basta fincar as flechas no chão ou deixá-las jogadas próximas de você. Arranje apenas algum lugar para guardá-las – um tubo de PVC quebra o galho.

O resto não é necessário. Você pode comprar, mas pode muito bem atirar por anos sem miras, rests elaborados, estabilizadores, sem fletching jigs (acessórios para colocar penas nas flechas), sem silenciadores de corda, etc. e tal.

7. Já comprei tudo que preciso. E agora?

Agora você precisa ler como aprender a atirar corretamente. Fundamentos básicos de postura e de segurança. Eu vou fazer um post maior sobre isso, mas por enquanto recomendo o seguinte:

Segurança:

  1. JAMAIS aponte um arco armado na direção de alguém.
  2. Estabeleça uma linha de tiro. Ninguém deve ultrapassar essa linha enquanto houver pessoas atirando.
  3. Estabeleça uma linha de espera, atrás da linha de tiro. Todas as pessoas que não estão disparando arcos devem ficar atrás dessa linha, e não se aproximar da linha de tiro.
  4. Estabeleça uma área pra espectadores, atrás da linha de espera. Todas as pessoas que não irão atirar devem ficar nessa área, em segurança.
  5. Certifique-se que os arredores são seguros, deixe claro que vocês estão praticando uma sessão de arqueria.
  6. Somente vá buscar as flechas quando todos os arqueiros tiverem colocado seus arcos no chão ou em repouso. Avise claramente a todos que você está indo buscar as flechas.
  7. De novo: JAMAIS aponte um arco armado na direção de alguém!

Postura:

Acho que sobre a postura é melhor exibir alguns vídeos do que tentar descrever. Os vídeos estão em inglês, mas é fácil de entender visualmente.



E é isso! Com essas informações básicas, você já pode começar a praticar o arqueirismo! Há muito mais detalhes a serem analisados, mas eu sei que apenas ficar estudando a teoria sem por em prática é chato. Então mãos à obra!

Anúncios

Sobre Akira

Praticante de Arco e Flecha em Londrina - Paraná

»

  1. eu nunka pratiqueii arco e flexa, mas tdoo o qee está escrito ali em cima eu jah sabia. aprendii algumas coiisas com a serie Teen Wolf, mas agradeço mtoo poorqee agr eu seii qual olho devo fechar kk

    Responder
  2. Olá amigo, me tire uma dúvida, quero começar a praticar e quero que meu filho (8 naos) comece tbm, pois os benefícios são ótimos pra ele, paciência e concentração ele precisa muito kkk… quais as dicas pra inclui-lo nessa prática, tipo de arco e cuidados.

    Responder
  3. como colocar um peep sigth no arco composto?

    Responder
  4. pessoas de 12 anos poden usar o arco hum ?

    Responder
  5. Akira, olá, bom dia. Há dois tipos de instruções: as que são auto-elogio para o autor que mostra toda sua erudição e as instruções que visam realmente informar o buscador. As suas instruções, com maestria, orientam e informam o buscador. Pela raridade e eficiência de seu desejo de informar, sinceros parabéns. Obrigado. Em tempo: no manual de fogões a gás o botão de volume se chama “comutador de intensidade chama”. Abraços. Washington.

    Responder
  6. Top! Post de grande ajuda!

    Responder
  7. Adorei o artigo, parabéns!
    Vou na Decathlon hoje mesmo pesquisar preços.

    Responder
  8. Tenho um longbow de 65lbs, uma flecha de carbono com o spine de 500 serve?
    Tem risco de quebrar?
    Obrigado!!!

    Responder
  9. Um Arco Composto Hoover Scorpion 29 Libras é bom para min que sou iniciante?

    Responder
  10. Olá,

    Quero começar a praticar o tiro com arco mas tenho duvidas sobre o tamanho e potência do arco. Pelos meus cálculos tenho uma puxada de 28… qual o tamanho e a potencia adequadas?

    Responder
  11. Muito bom o post, uma pena eu não ter lido antes.
    Comprei um arco composto em uma viagem ao Paraguai, e algumas flechas de carbono, arco diz ter 75libras.
    Tentei fazer alguns tiros, estou com belo ematoma no Braço, além que depois de alguns tiros a puxada fica extremamente difícil, será que devo procurar um arco menor?

    Responder
  12. olá , qual arco você me recomendaria para caçadas ( tenho licença para caçar)

    Responder
  13. nunca pratiquei e na minha cidade nao campo para treino, sempre gostei de arco composto designer tecnologia etc… alguem poderia me orientar em como comprar um… pretendo gasta no maximo R$1200,00

    seria possível ou não

    vi que tem varios acessórios para complementa

    o q devo fazer ??????

    Responder
  14. existe equipe ou competiçoes próximo A MACEIO

    Responder
  15. Tenho um arco que eu mesmo fiz, é do tipo ninja composto com lâminas de fibra , roudanas e encordoamentos industrializados , portanto só acionar o arco ele da dois lances,e ao soltar a corda ele da uma pancada na mão que empunha o Riser, e chega a ferir, do dizer ate a corda mede 18 centímetros e vi na net que seria 15centímetros, como resolver isso desde já
    Obrigado

    Responder
  16. Cara eu tenho 15 anos e tenho 1,50 e poucos metros (eu sei que sou baixinho) que tamanho de arco, libras, polegadas ou sei lá, você me indica ? Acho que eu quero um arco recurvo se isso te ajudar na recomendação ! Obrigado !

    Responder
    • Posso n ser expert no assunto,mas seria bom um arco recurvo de no maximo 30 libras (se vc for forte) e se n, 20 ou 25… Pela sua altura seria bom usar flechas de 26 polegadas ou por aí

      P.S: sou uma garota baixinha, minha altura também é essa e meu arco tem 20 libras com flechas de 60 cm o q deve dar umas 23, 24 polegadas…

      Responder
  17. Paola Azevedo Prates

    Agradeço as informações, estou iniciando no arco e será de grande valia.

    Responder
  18. Ja tenho tudo mais gostaria de saber qual o tamanho das laminas, meu riser mede 37 cm / 5 de largura, ja esta pronto, tenho lamina de kombi e volks

    Responder
  19. Bacana mesmo amigo, vendemos vários itens de arquearia, confiram: https://dispropil.com.br/arqueria-44

    Responder
  20. Eu quero aprender mas, e melhor aprender com alguém que saiba, infelizmente aqui na minha cidade não tem ninguém que saiba.

    Responder
  21. Alguém pode me informar se tem problema eu manter por muito tempo a corda do arco puxada com a flecha (enquanto me preparo para soltar a flecha)
    No meu caso eu uso um arco composto.
    Grato!

    Responder
  22. quanto custa aulas para arco e flecha?

    Responder
  23. João Pedro Silva Gontijo

    Alguém sabe de um local para praticar em Uberlândia – MG?

    Responder
  24. Gostei muito da matéria, mas tenho umas duvidas.
    Pode estar em contato comigo?
    Manda um email com seu whatsapp se possível.

    Agradeço desde já!

    rappelws@gmail.com

    Responder
  25. Neuri Pereira da Silva

    Ola comprei um Arco Junxing M183
    Mas o Manual de não explica claramente como Montar e está escrito em Chinês…
    E alguns parafusos e peças não constam no manual.
    Você pode me ajudar??

    Responder
  26. Já atirava com um arco recurvo de bambu antes, mas só agora que comprei um arco banshee qad barnett ( composto) 25 libras estou levando a sério. Pode me dizer quais seriam as flechas adequadas?

    Responder
  27. se eu tiver 1,39, qual tamanho de arco você me recomendaria?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: